A valorização e o respeito às diferenças: esse é o objetivo principal deste projeto. E que maneira mais prazerosa e bonita para tratarmos do assunto senão fazendo uso da arte. A arte que está no nosso dia-a-dia; que é para todos. Esta arte vem para nos mostrar que as diversas cores e formas tornam nosso mundo tão interessante e divertido, que nossos gostos diferentes nos tornam especiais, que tudo tem um jeito, um tipo, um gosto diferente e que isso é maravilhoso.
Este projetinho foi feito em 2011 com crianças de 5 anos. O livro foi a conclusão deste projeto, que foi recheado de artes. Foram feitas muitas e muitas rodas de conversa sobre a beleza da natureza que nos deixa claro a importância de cada coisa ser de um jeito, cada pessoa com uma aparência, uma singularidade, como nossas digitais: únicas.Também conversamos sobre como é bom que cada um tenha um gosto e costumes específicos, sobre como as famílias são diferentes e também iguais em alguns aspectos e sobre como todos tem seu lugar nesse conjunto chamado "mundo". Foram utilizados alguns livros infantis, músicas sobre o assunto. A proposta da criação do livro foi proporcionar ás crianças, experiências com várias formas de arte, utilizando diferentes materiais e abordagens, sempre ressaltando através dessas atividades o seu valor para si e para o grupo.
Muitos foram os frutos deste projeto, pois de pouquinho em pouquinho, entramos em assuntos riquíssimos e de grande valor para o desenvolvimento da criança. Fica aqui então, a dica da confecção do livro e meu agradecimento a Alessandra Rodelli, que foi minha coordenadora nesse tempo e que, brilhantemente fez seu trabalho, me apoiando e estimulando a ir além!!
A ARTE DE SER DIFERENTE
Capa: Feita de E.V.A. e letras decoradas com as fotos das crianças. (Na letra "t" esta a coordenadora Alessandra, e na letra "e": eu). |
Nome da escola, turma, professora e data.
Página decorada com palitos de sorvetes cortados e pintados pelas crianças. |
"Amigo querido, tenho um segredo para contar. Uma descoberta que fiz e que quero compartilhar..."
As crianças decoraram a página com barbante colorido. A proposta era que fizessem um efeito caracol. |
"Já reparou quanta gente diferente encontramos por aí? Pois é. E olha que cabem todas nesse nosso mundo aqui."
Aqui, as crianças se desenharam em uma folha de sulfite, depois recortaram e colaram na página previamente pronta com o "Planeta Terra". Finalizaram escrevendo seus nomes. |
"Até parece um coração de mãe... Bem colorido! Sempre cabe mais um amigo divertido."
Nesse mosaico, cada criança fez uma parte. Algumas áreas foram completadas por mais de uma criança. |
"Não importa qual seja a cor, e o jeito... seja ele qual for.
Nesta página, os alunos se desenharam usando cola colorida. Depois de secar, desenharam os detalhes com caneta permanente. |
"A graça está na crença de aprendermos com a diferença..."
Pesquisando em revistas, os alunos recortaram pessoas de diferentes costumes, idade, raças... |
"...Que existe entre nós, nossos pais, nossos avós."
Cada criança desenhou a pessoa da família com quem se acha parecida. Depois confeccionaram a moldura do quadrinho com palito de sorte cortado e pintado. |
"A gente tem essa beleza. É coisa linda da natureza!"
"E se olharmos direito... Temos todos um coração batendo no peito!"
"Gosto disso.. E você daquilo. Não é estranho. É divertido!"
Essa atividade propôs dois desafios para as crianças: desenharem em um pequeno pedaço de papel e ainda ter que dividir esse espaço com um parceiro. Fizeram uso de canetinhas e lápis de cor. |
"Não tem ninguém igual a mim. Esse é meu jeito. Eu sou assim!"
"Mas juntos podemos fazer tudo! E até desenhar um novo mundo."
Com fotos dos rostos das crianças, criei uma montagem no computador para poder confeccionar um quebra-cabeça. Nesta atividade, as crianças montaram, juntas o quebra-cabeça. |
"Gostamos de brincar e todas as coisas explorar!"
"Com que animal pareço? São todos diferentes... Isso não me esqueço!"
Dobradura de cachorro e gato. Desenharam o corpo com canetinha. |
"Tantos amigos assim, faltam dedos para contar. Esse é o nosso segredo que devemos espalhar!"
Para a conclusão do livro, os alunos apenas desenharam os detalhes nesta página: rostos e braços. |
Conhecendo os ilustradores e autora.
As imagens das crianças foram poupadas. Mas ao lado, eu (cara de bolacha - grávida) e minha coordenadora Alessandra. |
Livros: "Menina Bonita do Laço de Fita" - Ana Maria Machado / "Coleção O Mundinho" - Ingrid Biesemeyer Bellinghausen / "João, Preste Atenção!" - Patrícia Secco
Ótimas músicas: "Você vai gostar de mim" - Xuxa / "Só eu sou eu" - Vila Sézamo / "É tão lindo" - Balão Mágico / "Eu" - Palavra Cantada
Obrigada Alê!!! Por ter me ensinado tanto...
Trabalho, trabalho, trabalho... E a gente nem pára para tirar uma foto decente (risos).
Muito bom!!
ResponderExcluir