Aquele momentinho de concentração, interesse e uma paz quase surreal que até nos espanta -e que as vezes dura apenas alguns minutinhos: hora de fazer arte!
Seja com canetinha, tinta, lápis de cor, recortes, colagens, quando a galerinha da Educação Infantil se sente desafiada a criar e quando disponibilizamos diferentes tipos de materiais para isso, então esse momentinho mágico acontece.
Ainda tenho muito o que aprender e sei que vou mudar de ideias várias vezes... Mas por enquanto, quando vejo aquela guerra entre as teorias do "não dê nada pronto pra criança pois paralisa seu cérebro" e do "entupa a criança com atividades xerocadas para ela poder passar no vestibular", penso: Nem 8, nem 80!
Acho que o equilíbrio é mais saudável. Mas essa é uma conversa pra outro dia.
Por hoje, basta citar que as duas atividades que apresento hoje - realizadas com minha turminha da manhã e minha turmona da tarde, ambas de crianças com 5 anos - foram propostas a partir de um mesmo principio: já havia a minha interferência, mas para a criatividade ser estimulada, as crianças foram desafiadas: "E se a gente se desenhasse com esses corpos de formas geométricas?" "E se a gente se desenhasse nessas roupas?"
Assim, a experiencia com diferentes formas de criar se torna de acessível e instigante!
Com adesivo em formas geométricas
Eu havia ganhado essas tirinhas de adesivos estampados já há alguns anos, mas ainda não sabia o que fazer com elas. Então, como tenho uma turma pequena de manhã, foi possível cortá-las em quadrados e triângulos para cada aluno.
Coladas em pedaços de papel sulfite, os alunos faziam seus nomes e desenhos utilizando uma caneta piloto (por causa de sua tinta mais forte).
Depois pintavam com lápis de cor.
Após colar em papel cartão, enfeitamos fazendo recortes de papel colorido. A principio era para que fizessem a decoração com a temática da primavera.
Aos que quiseram, ajudei recortando borboletas.
Aproveitando para decorar a escola para a Primavera, fizemos dessa arte um varalzinho.
Com tecido (roupinhas)
Recortei previamente as roupinhas com tecido.
As crianças podiam escolher qual queriam:
Também utilizamos caneta piloto e lápis de cor.
Fizemos uma moldura com quadradinhos de papel amarelo
Finalizamos num varal também. Desta vez, como mini prendedores.
"Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer..."
Oswaldo Montenegro
Comente com o Facebook: