Teve um tempo, há alguns meses, em que andavam com esse "brilho" pra lá e pra cá. Mal o utilizavam, colando em papel. A graça mesmo era ter aquele potinho cheio de "brilho". A mais velha teve a ideia de guardar a lantejoula em um potinho de 'tic-tac' e, claro que a pequena também quis.
No primeiro dia com o novo "pote", percebi que minha pequena - ainda aos 2 anos de idade - estava quieta demais. Fui vistoriar e a encontrei recolhendo cuidadosamente as lantejoulas que ela havia derrubado sobre a cama. Fiquei a observar por um tempo, pois estava tão concentrada e aquilo estava dando muito trabalho a ela. Quando finalmente já havia recolhido todas, imaginei que ficaria contente e satisfeita... Mas ela simplesmente virou o potinho deixando tudo cair novamente e assim, começou a juntar mais
uma vez.
Enfim, não com brinquedos caros com selo de "blá blá blá", ela estava se divertindo e desenvolvendo sua coordenação motora fina com "brilho" e potinho de balas. Era um gostoso desafio!
Nesse dia, ela passou o tempo todo com o potinho na mão, e quando se cansou... Adormeceu, também com o "brilho" na mão. É claro que tirei uma foto!!!
Quando suas filhas estavam agitadas demais, ela misturava um pouco de arroz e feijão crus, e pedia a elas que a ajudassem separando. Tipo: "Olha só o que aconteceu... Que cabeça a minha, misturar arroz com feijão... Separe pra ajudar a mãe!". E funcionava. Além de acalmar, porque era necessária atenção, ainda exercitavam o movimento de pinça que é importantíssimo para a coordenação motora. Ah, e claro, ainda se satisfazem em poder ajudar a mamãe.
O link abaixo te direcionará para um blog riquíssimo em conteúdos, entre eles, várias atividades para estimular a coordenação motora fina. Adorei:
johannaterapeutaocupacional.blogspot
Comente com o Facebook: