sábado, 18 de abril de 2015

Projeto Valores - Amor

Eu sou uma gotinha de amor

Começando um Projetinho super minha cara...
Super a cara da Educação Infantil...
Super a cara da vida!!!
Valores!!
Pra estrear... AMOR. 
O Valor dos Valores!

Mas como ensinar o amor?
Não é uma letra ou número que decoramos seu nome e exercitamos sua grafia...
Não é um desenho que pintamos. Não, não é...

Em conversa com minha pequena de 3 anos noutro dia, ela dizia que amava achocolatado. Eu, achando que ela estava se expressando mal, ao dizer que amava lhe disse: "Não, você não ama. Você gosta muito de achocolatado. Você ama as pessoas, o papai, a mamãe, sua irmã...". Então ela continuou: " Eu amo achocolatado, amo as pessoas, amo Equestria Girls (desenho animado), amo todo o planeta!"

Pois é. E por quê não?
Então vamos colocar em pauta de nossas rodas de conversa as coisas que amamos. Nossos lugares e brinquedos preferidos. São também nossos amores.
E o que fazemos quando amamos? Cuidamos?

Vamos ler livrinhos que falem sobre amor. Sobre todas as formas de amor.
E vamos também trazer a reflexão o fato de que quando amamos, fazemos de tudo para que o objeto do nosso amor fique bem, ainda que para isso seja preciso dizer muitos "NÂO". Porque amor e permissividade não combinam.

Conversa vai, conversa vem. Chegamos a conclusão de que uma gotinha sozinha não pode fazer uma plantinha crescer, mas que muitas gotinhas juntas fazem crescer uma floresta inteira!!
Então combinamos que seremos gotinhas de amor nesse mundo. E que cada pequena ação de amor, de ajuda e de cuidado com o outro pode melhorar nossas vidas.
Para representar nosso combinado, confeccionamos essa nuvem com gotinhas de amor.



Foram necessários 3 corações em papel dobradura e 1 em folha sulfite para cada criança.
Foram colados da mesma forma que as bolas de Natal já postadas. Clique aqui para ver
Na sulfite, as crianças desenham algo que a represente. Muitos desenharam o próprio rosto.


Fizemos ainda, um cartaz em que firmamos o compromisso em ajudarmos sempre que nos for possível. Cada criança assinava o seu nome, o que foi de grande valia para que compreendam mais facilmente a função e valor do nome na vida social.


Temos que ter em mente que, em se tratando de valores, não veremos o resultado imediatamente. É apenas uma semeadura. Uma boa semeadura...




Obs: Para quem já havia visto este post e notou algumas diferenças... Realmente. Por um erro, sei lá como, a postagem havia sumido. Tive que reescreve-la e é claro, que não ficaria igual... 
Abraços.


Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho!!!!

Share

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...